No momento de escolher o piso da obra, o porcelanato é um dos mais desejados atualmente, já que ele possui diversas vantagens, como a facilidade na limpeza, a versatilidade, o charme e a capacidade de combinar com vários ambientes. Apesar da variedade de tipos de porcelanato, os mais procurados são o acetinado e o polido.
Dentre tantas decisões a serem tomadas em uma construção ou reforma, como decidir qual desses modelos será ideal para o ambiente? Para te ajudar a escolher entre o brilho do porcelanato polido e a sofisticação do porcelanato acetinado, nós preparamos um conteúdo completo com as diferenças entre os dois tipos de piso e os principais cuidados que devemos ter com cada um deles.
O que é porcelanato polido?
O porcelanato polido é um porcelanato que passa por um processo de polimento em que sua superfície é trabalhada até atingir o nível de brilho que conhecemos, a ponto de ficar refletivo. É um tipo de piso muito procurado e famoso por manifestar uma aparência luxuosa e sofisticada, destacando cores e padrões da cerâmica.
Por ser refletivo e extremamente liso, esse tipo de assoalho também proporciona a sensação de amplitude no local.

O que é porcelanato acetinado?
Já o porcelanato acetinado é levemente fosco e aveludado, com um acabamento suave. Em vez de ser finalizado com polimento, esse tipo é finalizado com escovação em sua fabricação, o que o torna levemente fosco e menos escorregadio.
Além disso, é um piso mais resistente a riscos e avarias, perfeito para você que prefere discrição e modernidade, casando perfeitamente com um revestimento de cobogó.
Comparação entre porcelanato acetinado e polido
Tanto o porcelanato polido quanto o porcelanato acetinado são provenientes do porcelanato técnico, que nada mais é do que uma versão natural desse tipo de piso. Nesse caso, as peças são feitas a partir de uma massa única, sem receber a adição de esmalte ou cores na superfície do piso.
Para facilitar, trouxemos de maneira resumida em tabela alguns pontos a considerar na hora da escolha:
Pontos a considerar durante a escolha | Porcelanato acetinado | Porcelanato polido |
Ambiente ideal | Banheiros;Áreas externas;Áreas de serviço;Cozinha;Ambientes com umidade. | Sala;Hall de entrada;Dormitórios;Hall de dormitórios. |
Pontos positivos | Baixa absorção de água;Menos escorregadio;Resistência a riscos e avarias;Indicado para quem tem crianças ou animais no ambiente. | Baixa absorção de água;Sensação de amplitude no ambiente. |
Pontos de atenção | Para aqueles que consideram a estética, é um piso com menos brilho;Brilhante;Refletivo. | Mais sensível a riscos;Escorregadio;Pode perder o brilho com o tempo;Não é recomendado para instalar em todo o local. |

Ao contrário do piso vinílico, que possui uma superfície suscetível a danos causados pela umidade, ambos os porcelanatos possuem absorção de água muito baixa, como informado, chegando geralmente a menos de 0,5%. O que deve nortear a escolha é a questão de segurança e estética.
O porcelanato acetinado, por seu acabamento escovado e fosco, será o seu favorito se você prioriza a praticidade, segurança e durabilidade, pois, apesar de indicado para ambientes úmidos, não há impedimentos para ser instalado em todo o ambiente. Enquanto o porcelanato polido é ideal se você prioriza a estética, a sofisticação e não se importa com manutenção constante.
A cozinha, por exemplo, é um ambiente com constante arrastamento de cadeiras, além de ser um ambiente que costuma acumular gordura. Sendo assim, o ideal para esse espaço seria o piso de porcelanato acetinado. Decorar a cozinha com pastilhas de vidro também torna a limpeza ainda mais funcional, por ser um material de fácil manutenção.

Quais cuidados devo ter com os porcelanatos acetinado e polido?
O maior cuidado a se ter com os dois tipos de porcelanato é a limpeza diária. No entanto, listamos 5 cuidados básicos que ajudarão seu porcelanato a durar muito mais:
- Considere colocar um capacho na entrada;
- Mantenha o ambiente limpo regularmente;
- Retire os calçados antes de entrar;
- Proteja os pés das mesas e cadeiras com feltros;
- Evite arrastar qualquer objeto pela superfície de porcelanato.
Como realizo a limpeza diária dos meus porcelanatos?
Tanto a limpeza do porcelanato polido como a limpeza do porcelanato acetinado são realizadas com materiais de fácil acesso. Abaixo, listamos 3 produtos que irão te ajudar a manter o material sempre bem cuidado:
- Detergente neutro, para limpezas do dia a dia;
- Produto de limpeza com cloro ativo, para manchas específicas, como mancha de vinho;
- E saponáceo cremoso, para limpezas pesadas, normalmente realizadas a cada 15 dias.
Para qualquer uma das limpezas descritas, existem 5 passos:
- Aplique o produto indicado sobre o piso;
- Dilua-o com água;
- Deixe agir por 10 minutos;
- Para porcelanato acetinado, esfregue suavemente com uma esponja; para porcelanato polido, esfregue suavemente com escova ou uma vassoura de cerdas macias;
- Retire a solução com um pano limpo.
Vale informar que é indicado esperar no mínimo 6 horas após a instalação para fazer a primeira limpeza no porcelanato.
Veja também: Como calcular o metro quadrado de piso e porcelanato?

Como funciona a manutenção dos porcelanatos?
O cuidado deve ser redobrado quando estamos falando do tipo polido, pois riscos mais profundos causam danos irreversíveis ao material. A limpeza com saponáceo pode reverter algumas avarias superficiais.
Para saber o que risca e o que não risca um porcelanato, existe uma escala de medida: a Escala de Mohs.
Ela vai de 1 a 10, enquanto 1 é o material mais mole existente na natureza, que é o talco, e o 10 é o mais rígido, que é o diamante. O porcelanato polido apresenta uma classificação de 3 – 4, enquanto o porcelanato acetinado é classificado entre 6 – 7.
A areia, por exemplo, tem escala de 6 – 7, sendo prejudicial para um piso de porcelanato polido. Durante a obra, é possível que ocorram riscos e, por isso, é indicado que, após o assentamento do piso, seja colocado um protetor de piso até os serviços finalizarem.
Como vimos, os porcelanatos acetinado e polido, apesar de suas diferenças, têm muito a agregar a um ambiente. Gostou deste conteúdo? Agora você pode conferir como limpar piso porcelanato!