O porcelanato é o revestimento favorito de muita gente, isso por conta da beleza e da facilidade em se adaptar a vários ambientes da casa. Feito com cerâmica e outros materiais nobres, ele acaba sendo mais resistente e ideal para áreas de lazer ou com bastante umidade.
Mas, quando o assunto é a sua limpeza, muitas dúvidas podem surgir, como os produtos adequados e os materiais de limpeza para evitar manchas ou arranhões, isso tudo de acordo com o acabamento diferente de cada um. Por isso, nós, da Lojas Quero-Quero, separamos alguns passos para deixar o seu porcelanato brilhando. Confira só!
5 passos para limpar porcelanato
Limpar o porcelanato é uma tarefa que exige atenção, já que, ao longo do tempo, se não for cuidado corretamente, a aparência, a textura e o design podem ser prejudicados. Por isso, você deve seguir alguns passos como: separar os itens que precisa, remover os móveis para faxina, escolher os materiais certos, ter produtos recomendados e secar corretamente.
1. Separe os itens que você vai precisar para a limpeza
Antes de começar a limpeza, crie uma lista com os principais itens que você precisa, como balde de água, escova de cerdas macias, vassoura, panos de microfibra e alguns produtos, como detergente. A dica é investir em materiais não-abrasivos e de cerdas mais macias, que não prejudiquem o acabamento do seu piso na hora da limpeza, evitando causar arranhões e outros danos.
Lembrando que esses itens podem variar de acordo com o acabamento que seu porcelanato tem e o tipo de mancha/sujeira que deseja tirar. Por isso, preste atenção nesses pontos antes de começar a sua faxina.
Um ponto importante é não se esquecer que esse revestimento é algo diferente do piso comum, por isso, sua limpeza precisa ser mais específica. Explicamos melhor adiferença entre piso e porcelanatoneste conteúdo.
2. Remova os móveis do espaço que deseja limpar
No caso de salas de estar ou de outros ambientes, para alcançar lugares mais difíceis do seu porcelanato durante a limpeza, o recomendado é remover alguns móveis, abrindo espaço para facilitar a passagem da vassoura e do pano úmido. Faça isso de forma organizada, separando os locais que pretende organizar primeiro.
Logo em seguida, comece mudando os móveis maiores de lugar, sem arrastá-los para não prejudicar o piso — você pode fazer isso com a ajuda de alguém. Em seguida, após limpar o espaço que estava ocupado, vá alternando entre outros móveis, sem se esquecer de colocá-los novamente no lugar correto, priorizando a organização do seu lar.
3. Use os produtos indicados de acordo com o porcelanato
Os porcelanatos possuem acabamentos diferentes, logo, seus produtos também devem ser diferentes. A maioria pode acabar seguindo o básico, como um pano úmido, balde de água e detergente. Porém, algumas variações são importantes, como:
- Porcelanato polido: sendo o mais famoso entre os porcelanatos, esse tipo de revestimento pode ser limpo com o uso do detergente neutro, diluído em água, com o auxílio de um pano. Lembre-se de retirar todo o pó antes de usar essa mistura para facilitar sua limpeza;
- Porcelanato fosco: o porcelanato fosco também pode seguir o mesmo processo do polido, porém, para dar um melhor acabamento na limpeza, é recomendado o uso do limpa piso da sua preferência. Ele evita a formação de manchas e de outros incômodos;
- Porcelanato esmaltado: por ter um acabamento mais delicado e aparente, o ideal é que a limpeza seja feita com detergentes neutros ou sabão de coco líquido, esfregando com delicadeza em movimentos circulares, prevenindo a formação de riscos ou manchas;
- Porcelanato acetinado: o porcelanato acetinado pode dar mais trabalho por ser um revestimento com textura, por isso, a dica é investir no uso do vinagre branco com um detergente neutro, sendo uma mistura não agressiva e ideal para remover as manchas.
4. Seque seu porcelanato corretamente
Por último, seque seu porcelanato de forma correta, com a ajuda de um esfregão ou pano macio, sem se esquecer de nenhum lugar. Deixar a água com os produtos químicos de limpeza secarem naturalmente pode causar danos no seu revestimento, como manchas, riscos e até desgaste do acabamento. Dessa forma, você garante uma manutenção mais segura, prevenindo qualquer tipo de problema futuro.
O que não pode usar para limpar o porcelanato?
A dica é tomar cuidado com água sanitária, alvejante, sabão em pó, ceras e outros produtos abrasivos ou com componentes à base de óleo. Eles podem servir na limpeza e na manutenção de vários pisos, como os de mármore ou até os pisos de vinílico, mas não no porcelanato, prejudicando ou manchando seu acabamento.
Pode usar álcool para limpar o porcelanato?
A resposta para essa pergunta é: sim! O álcool é recomendado para ser usado nesse tipo de revestimento, porém é importante que ele seja jogado no piso após uma limpeza prévia, varrendo toda poeira e sujeira presente no ambiente. Uma dica é diluir um pouco de álcool com água, passando após a limpeza normal com outros produtos para um acabamento.
Como vimos, limpar um porcelanato não é um bicho de sete cabeças, não é mesmo? Você só precisa seguir as orientações e variar os cuidados de acordo com o tipo de acabamento que o seu piso tem. Gostou dessas dicas? Aproveite também para dar uma olhada em como cuidar do piso laminado!