Os pisos são encontrados em diversas cores, estampas e tamanhos e são itens fundamentais para dar o acabamento tanto dos ambientes internos quanto dos externos.
Para não errar na hora de comprar os materiais para a sua construção ou reforma, é importante que você meça corretamente a quantidade de pisos e revestimentos que será necessária para cobrir todo o seu espaço. Você também deverá deixar uma margem de segurança, uma vez que esses produtos podem sofrer quebras ou precisar ser cortados durante o processo.
Pensando nisso, nós, da Lojas Quero-Quero, preparamos um conteúdo completo com um passo a passo para você calcular os metros quadrados de piso que serão usados em sua construção. Vem ver!
Passo 1: meça a largura e o comprimento do espaço
Primeiramente, você precisará verificar o tamanho do espaço em que os pisos ou porcelanatos serão colocados. Para isso, use uma fita métrica ou trena. Anote tanto o comprimento quanto a largura do local.
Em seguida, multiplique os dois valores obtidos. O resultado será a metragem quadrada correspondente ao seu espaço. Se no meio da área tiver colunas ou outros obstáculos em que não serão colocados os pisos, você deverá fazer a metragem quadrada desses objetos e, depois, descontá-los da área total.
Por exemplo: um quarto tem 5 metros de comprimento e 4 metros de largura. Então, a conta será 5 × 4 metros, que resultará em 20 m² de pisos necessários para cobri-lo.
Quer descobrir a diferença entre pisos e porcelanatos? Acesse a explicação que preparamos para você!
Passo 2: saiba o tamanho de cada piso
Depois de verificar o tamanho do seu espaço, você deverá analisar o tamanho de cada unidade de piso que vem na embalagem. Com esse resultado, será possível constatar qual o número de unidades que você precisará para dar o acabamento em todo o chão. Para esse cálculo, siga as instruções abaixo:
- Verifique o comprimento e a largura de um piso;
- Transforme esses valores de centímetros para metros, lembrando que 1 cm = 0,01 m;
- Multiplique o valor do comprimento pelo da largura.
Passo 3: inclua os rodapés nos cálculos
Os rodapés podem ser comprados prontos ou ser feitos com o mesmo material do piso. Se for usar a segunda opção, não se esqueça de incluir esse detalhe na hora de calcular a quantidade de produtos necessários.A quantia de peças a serem compradas para os rodapés depende da altura desejada e do tamanho das placas de material.
Para essa conta, você deverá somar as medidas de todos os lados do chão, depois, multiplicar esse número pela altura do rodapé. Lembrando que todos os valores devem estar na mesma unidade de medida, em centímetros ou em metros, para que o resultado seja preciso.
Vamos usar de exemplo aquele quarto com 5 metros de comprimento e 4 metros de largura e um rodapé de 10 cm ou 0,1 m de altura. Nesse caso, a conta seria:
5 m + 5 m + 4 m + 4 m= 18 m (esse é o perímetro do espaço);
18 m × 0,1 m = 1,8 m² (essa é a quantidade de material que será usado para o rodapé).
Se seu ambiente incluir alguma coluna no meio, calcule também a quantidade de rodapé para contorná-la. Caso queira facilitar ainda mais sua conta, use a calculadora de pisos disponível no site da Lojas Quero-Quero. É só escolher o piso e adicionar as medidas do seu espaço que ela te mostra quantas caixas serão necessárias.
Passo 4: revise suas medidas para evitar erros
Nessa etapa, vale a pena revisar se suas medidas e suas contas foram feitas corretamente. Desse modo, você evitará erros que resultariam na falta ou em um grande excesso de material para a execução do projeto.
É possível, ainda, pedir para que outra pessoa faça as medições e os cálculos a fim de comparar os resultados, se forem os mesmos, siga para o próximo passo, caso haja divergências, faça uma nova avaliação.
Passo 5: acrescente uma margem de segurança
Quebras e erros em recortes podem ocorrer durante a colocação dos pisos. Por isso, após definir a quantidade mínima para o projeto, acrescente 10% a esse valor como uma margem de segurança. É provável também que, com o passar do tempo, certos modelos de piso parem de ser fabricados, então, é bom que você compre algumas unidades a mais para eventuais reparos.
Passo 6: analise como os pisos serão colocados
Para calcular a quantidade de porcelanatos ou pisos de um projeto, você também deverá levar em consideração o modo como esses materiais serão colocados.Afinal,a elaboração de padrões diferentes dos tradicionais costuma exigir uma maior quantidade de unidades de pisos.
Como se calcula a quantidade de caixas de piso que serão usadas?
Nesse cálculo, você precisará, primeiramente, obter as seguintes informações:
- Metragem da área em que os pisos serão colocados;
- Tamanho de cada unidade em metros;
- Quantidade de unidades que cada caixa contém.
Em seguida, divida a área total pelo tamanho de cada piso, o resultado é a quantidade mínima de unidades necessárias. Como vimos, é sempre bom incluir uma margem de segurança, então, some 10% ao valor da quantidade mínima.
Para descobrir quantas caixas deverão ser compradas, divida a quantidade de unidades necessária pela quantidade de pisos que cada caixa contém.
Na hora de medir a quantidade de piso para um projeto, é importante que você saiba o tamanho da área a ser preenchida, qual a medida de cada unidade de piso e dos rodapés e analise como os materiais serão colocados. Você também deverá comprar um pouco a mais de material para eventuais quebras.
Agora que você já sabe quantos metros de piso comprar, que tal conferir nosso conteúdo sobre como cuidar de piso laminado? Até lá!