Você quer aprender como instalar fita de LED da maneira certa? Hoje vamos te ensinar de forma simples o modo de instalação desse produto de iluminação, daremos dicas de segurança para o momento de aplicação, cuidados posteriores e explicaremos como escolher e onde colocar sua fita. Se interessou? Continue a leitura!
Aprenda a instalar a fita de LED em 5 passos práticos
Quer aprender como instalar sua fita de LED corretamente? Então, siga o passo a passo simples que preparamos para você decorar seus espaços:
1. Escolha o local e a forma como a fita será colocada no ambiente
O primeiro passo para fazer a instalação é escolher o lugar e a forma que você colocará sua fita de luz no espaço. Assim, você conseguirá ter uma pré-visualização de como ficará o resultado final. Esse momento é importante para você descobrir se será possível inserir a fita no ambiente antes de fazer cortes.
2. Meça e corte a fita de LED no tamanho certo para seu espaço
Depois de definir o local, você deverá medir o espaço em que a fita será colocada e fazer os cortes necessários. Os cortes devem ser feitos com o auxílio de uma tesoura e sempre nos locais indicados pelo fabricante, para não causar danos à sua fita. Caso seja necessário fazer emendas, use conectores rápidos para unir dois pedaços de fita do mesmo tipo.
3. Prepare a superfície para a instalação da fita
Os LEDs são presos a mesas, paredes e outros locais por meio de colas, sejam elas do próprio produto, de fitas dupla face ou térmicas. Sendo assim, é importante que a superfície esteja limpa e totalmente seca, a fim de permitir uma maior fixação e evitar que sua fita se desprenda.
4. Conecte a fita à fonte de energia e faça o primeiro teste
Conecte a fita de LED à fonte de energia, que pode ser uma tomada ou bateria, dependendo do modelo escolhido, e faça um teste. Assim, você conseguirá perceber falhas de conexão e corrigi-las de forma mais fácil, uma vez que a fita ainda não terá sido fixada a uma superfície.
5. Fixe a fita de LED no local escolhido
Com o espaço definido, a fita cortada ou ajustada para chegar ao tamanho desejado, a superfície limpa e a aprovação no teste, é hora de fixar a fita. Esse passo pode variar de acordo com o tipo de fita que você escolheu. Algumas já possuem uma cola aplicada, bastando remover a película protetora e pressionar a fita de LED sobre a superfície. Outras necessitam da aplicação de outro tipo de cola, como uma fita dupla face, por exemplo. Verifique qual é a necessidade da sua fita e siga as instruções do fabricante.
![1 Fita Led enrolada](https://blog.queroquero.com.br/storage/2024/12/1.jpg)
Dicas de segurança para instalar fita de LED
Para garantir a segurança tanto durante quanto após a instalação da fita e a durabilidade do produto, é necessário que você:
- Siga as orientações fornecidas pelo fabricante;
- Evite colocar a fita em ambientes expostos à umidade, a menos que o LED seja à prova d’água;
- Use o fio com diâmetro adequado à potência da sua fita, para evitar sobrecarga elétrica;
- Desligue a luz quando não estiver usando, para aumentar a durabilidade, economizar energia e evitar danos.
Onde e como usar fitas de LED na decoração?
Você pode colocar as fitas de LED em vários cômodos e móveis para criar diferentes tipos de efeitos de luz. Uma das formas mais famosas de usar esse item de decoração, que se tornou bastante popular entre os gamers, jogadores de jogos digitais, é atrás de monitores de computador. As luzes podem ser fixadas à mesa sobre a qual a tela está ou à parede atrás da mesa. Assim, é possível deixar o cômodo com uma atmosfera de uma cor predominante.
Outro modo de instalar o LED é na parte de trás de estantes de livros. Essa é uma técnica usada para chamar a atenção para o móvel e, consequentemente, para os livros armazenados ali. Também é comum o uso de fitas de luz embaixo de prateleiras e armários suspensos sobre escrivaninhas de quartos ou balcões e pias de cozinhas. Dessa forma, é possível trazer maior iluminação para os espaços de trabalho, além de elaborar uma decoração diferenciada.
Costuma-se ainda colocar o LED ao redor de cabeceiras de camas para compor uma iluminação noturna mais aconchegante, ideal para acalmar a mente antes do horário de dormir.
Essas foram algumas das aplicações mais comuns, porém você pode soltar sua criatividade na hora de usar a fita e decorar outros tipos de ambiente, conforme sua necessidade e vontade.
Gosta de decoração? Veja também nosso conteúdo sobredicas de textura para parede!
![4 Sala de estar, totalmente decorada](https://blog.queroquero.com.br/storage/2024/12/4.jpg)
Como escolher a fita de LED ideal para cada ambiente?
Para escolher sua fita de LED, você precisa analisar qual é o tipo de atmosfera que você deseja criar no ambiente em que as luzes serão colocadas. Isso porque as fitas podem possuir uma única cor ou cores variadas, permitindo que o usuário faça trocas de acordo com suas vontades. Em cabeceiras e prateleiras, é recomendada a utilização de luzes brancas mais quentes, que são levemente amareladas e oferecem a sensação de aconchego.
Para mesas e paredes próximas ao computador, é indicado usar os LEDs classificados como RGB, pois a cor deles pode ser alterada pelo usuário a fim de se adequar à atmosfera do jogo.
Para instalar uma fita de LED, você deve escolher o local, medir o espaço, cortar e/ou emendar o produto, preparar a superfície, conectar a uma fonte de energia, fazer testes e, por fim, fixá-la à superfície. Agora que você já sabe como colocar esse produto em seus espaços, confira também nossa seleção de fitas de LED e escolha a ideal para seu ambiente!