Tipos de iluminação: conheça as melhores opções para usar em sua casa

5 minutos de leitura

Se você está no processo de construir, reformar ou simplesmente alterar a decoração de um espaço, com certeza precisará decidir sobre o tipo de iluminação que será colocada. Afinal, faz uma grande diferença no resultado de seu ambiente se você optar por usar luz branca em vez da amarela.

A funcionalidade da iluminação também é afetada pela forma como ela é instalada, seja no teto, nas paredes ou sobre um apoio. Pensando nisso, preparamos este conteúdo para te explicar mais sobre os tipos de iluminação e quando usar cada um. Confira!

O que são tipos de iluminação?

Os tipos de iluminação são maneiras pelas quais a luz pode ser disposta em um espaço, além de cumprir com sua principal tarefa de iluminar. Eles podem ser definidos pela forma e posição em que as luzes são colocadas e também pelas cores ou temperaturas de luz usadas no espaço.

Quais são os tipos de iluminação usados em residências?

Agora que você já sabe o que são os tipos de iluminação, veja quais são os mais comuns usados em espaços residenciais para criar ambientes funcionais, aconchegantes e com a personalidade do morador:

Sala de reunião, muito bem iluminada

1. Iluminação geral: iluminar todo o espaço de forma eficiente

A iluminação geral costuma ser feita com o uso de pendentes, lustres e plafons. Esse é o tipo mais comum de iluminação e está presente na maioria dos espaços que frequentamos no dia a dia.

Seu uso em casas pode ser feito em todos os cômodos, sendo mais indicado para áreas com grande circulação, como corredores e salas, e espaços maiores, como cozinhas e quartos. É frequente também que a iluminação geral seja colocada nos banheiros e lavabos, para os usuários conseguirem se localizar com facilidade.

Vale lembrar que um mesmo espaço pode ter mais de um tipo de iluminação, sendo um deles a geral, permitindo que as pessoas que o estiverem usando optem por apenas um ou combinem mais tipos, dependendo de seu objetivo no ambiente.

2. Iluminação decorativa: adicionando estilo e personalidade

Esse tipo de iluminação também atua como um elemento da decoração e colabora para deixar o ambiente conforme os gostos do morador. Um exemplo de iluminação decorativa que você pode adotar em sua casa é instalar fitas de LED brancas, amareladas ou com cores mais vibrantes atrás de cabeceiras, mesas de computador ou em estantes. Outra maneira de incluir as luzes na decoração é usando abajures que combinem com seus espaços.

Essa forma de iluminação também costuma ser usada em quartos de crianças, em que são colocadas as luzes noturnas com formatos lúdicos. Além de enfeitar o espaço, ela contribui para os pequenos ficarem mais confortáveis em seus quartos durante a noite, sem medo do escuro e evitando quedas por tropeços.

3. Iluminação de tarefa: luz focada em pontos específicos

A iluminação de tarefa é formada por uma luz mais pontual que foca em apenas uma parte de determinado espaço. Ela auxilia no desempenho de tarefas como ler e escrever com maior facilidade em uma mesa. Alguns elementos para fazer esse tipo de iluminação são luminárias de mesa e fitas de LED, que podem ser posicionadas sobre uma escrivaninha ou embaixo de uma prateleira, por exemplo.

4. Iluminação branca e amarelada para criar atmosferas diferentes

Outra forma de classificar os tipos de iluminação é quanto à temperatura ou cor da luz. A branca é ideal para aqueles espaços em que você precisa realizar uma tarefa com mais atenção e foco, além de enxergar bem os detalhes do ambiente. Essa luz é geralmente colocada em banheiros, cozinhas, áreas de serviço e escritórios, caso tenha um em sua casa. Já o tom mais amarelado proporciona uma sensação de conforto e tranquilidade, sendo recomendado para ambientes como salas e quartos.

Como escolher o tipo certo de iluminação para cada ambiente?

O primeiro passo para escolher a forma certa de iluminar cada ambiente de sua casa é analisar o espaço e sua função. Em seguida, veja qual ou quais serão as melhores formas de iluminá-lo.

Por exemplo, se você quer usar sua sala de estar tanto para ler e fazer atividades manuais quanto para ter momentos de relaxamento, pode optar por uma iluminação geral mais amarelada combinada com uma iluminação de tarefa branca. Assim, você conseguirá controlar melhor a atmosfera do ambiente para desempenhar cada uma das atividades com maior conforto.

A importância da iluminação na decoração e no conforto da sua casa

A iluminação correta é extremamente importante tanto para deixar sua casa mais confortável e funcional quanto para contribuir com a decoração. Ela pode auxiliar na qualidade da realização de tarefas que exigem maior precisão e foco ou promover maior relaxamento e a sensação de aconchego ao criar ambientes mais claros e com cores mais vivas ou mais amareladas e calmas.

Além disso, a iluminação permite que você destaque um ponto do cômodo, como uma estante, e seu suporte também pode possuir cores, formatos e texturas que combinam com o espaço, como no caso de abajures.

Os principais tipos de iluminação para casas são geral, decorativa, de tarefa, branca e amarelada. Para escolher o certo e deixar seus ambientes funcionais e decorados, é importante que você analise o seu espaço e as atividades que pretende desempenhar nele. Assim, você conseguirá optar pelo melhor tipo de luz.

Uma cozinha muito bem iluminada

Agora que você já conhece a importância das luzes para os ambientes de sua casa, aproveite para conferir a seleção de produtos de iluminação da Lojas Quero-Quero e levar as luzes certas para seus espaços!

5/5 - Total de Avaliações: 1

Deixe um comentário