Os revestimentos são usados para proteger, decorar e dar acabamento em paredes e pisos internos e externos. Os feitos em pedras naturais são populares por oferecer um efeito mais natural e elegante para as construções, mas podem ter um custo de instalação mais elevado em relação a outros modelos.
Atualmente, existem revestimentos que imitam pedras naturais que são uma alternativa mais prática, acessível e embelezam qualquer ambiente. Quer conhecer mais sobre esses materiais, suas vantagens, onde colocá-los e como escolher o ideal para o seu projeto? Continue a leitura!
O que é o revestimento que imita pedra natural?
Esse tipo de revestimento utiliza diferentes materiais para replicar o aspecto das pedras naturais, como mármore e granito, podendo ser usado em superfícies diversas. Apesar de serem mais baratos que os feitos com pedras nobres, o seu nível de realismo pode surpreender e decorar o seu projeto com muita elegância.
Conheça 5 tipos de revestimentos que imitam pedra natural
Confira abaixo as características de cinco tipos de revestimentos para paredes externas, internas e pisos que imitam pedras naturais para inspirar o seu projeto:
1. Cerâmica: modelo econômico
A cerâmica é um modelo de revestimento com custo acessível e apresenta diferentes estampas que simulam pedras. Ela possui alta durabilidade e resistência a arranhões, manchas e umidade. Além disso, é hipoalergênica, fácil de limpar e pode ser instalada em pisos e paredes de áreas internas ou externas.
2. Porcelanato: opção resistente e tradicional
O porcelanato também pode ser encontrado em uma ampla variedade de cores e estampas, sendo uma opção versátil para combinar com múltiplos estilos de decoração. Ele é resistente à umidade, produtos de limpeza e ações do clima, podendo ser colocado tanto em áreas externas quanto em cômodos internos, como banheiros e cozinhas.
3. Cimento: proporciona detalhes em 3D
O revestimento de cimento também apresenta alta durabilidade contra arranhões, riscos e ação natural do sol e da chuva. Ele oferece isolamento térmico, o que colabora para manter a temperatura dos ambientes.
Além disso, é uma boa opção se você quer deixar suas paredes ou pisos com uma aparência ainda mais realista de pedras naturais, já que proporciona um efeito tridimensional. Ah, ele também pode ser usado para formar pisos antiderrapantes.
4. Piso vinílico (PVC): para espaços mais aconchegantes
O PVC é um material muito utilizado para fazer acabamentos de pisos e acabou se tornando uma opção para revestir as paredes. Ele é ótimo se você busca deixar seus ambientes mais aconchegantes, pois oferece um isolamento térmico que não o deixa ficar muito frio ao toque.
O modelo também é resistente a fungos, infiltrações e cupins, e possui instalação rápida e fácil. Mas vale lembrar que esse tipo de piso é indicado para uso em áreas internas, então, se você quer cobrir paredes ou pisos externos, escolha outros tipos de revestimento.
5. Pintura com técnicas que imitam as pedras: opção barata e leve
Se você quer um revestimento que simule pedras naturais sem gastar muito dinheiro, as técnicas de pintura podem ser boas aliadas. Com elas, bons pintores conseguem reproduzir o efeito das pedras usando apenas algumas cores de tinta.
O nível de realismo acaba sendo um pouco mais baixo e varia de acordo com a técnica escolhida, porém o custo e a leveza do resultado final podem compensar dependendo do seu orçamento e gosto pessoal. Além das tintas, você também pode aplicar texturas nas paredes ou pisos para dar um efeito de pedras naturais.
Vantagens de escolher o revestimento que imita pedra natural
Você ainda tem dúvidas se os revestimentos que imitam pedras são uma boa opção para seu projeto? Então, veja a seguir algumas vantagens que eles apresentam em relação ao uso de pedras naturais:
- mais leveza;
- valor mais acessível;
- facilidade de instalação;
- maior variedade de cores;
- dificuldade de manchar durante a limpeza.
Onde colocar o revestimento que imita pedras naturais?
Você pode colocar esse tipo de revestimento em todos os espaços onde se utilizam tradicionalmente as coberturas que realmente são feitas com pedras naturais. Alguns exemplos são: muros de fachadas, paredes externas, paredes internas, espaços ao redor de piscinas, entre outras áreas. Para isso, é importante escolher modelos ideais para cada tipo de ambiente, além de investir em opções resistentes a calor e umidade para locais externos.
Como escolher o revestimento ideal?
Para escolher o revestimento ideal para seu projeto, você deverá analisar suas necessidades, seu espaço disponível e seu orçamento. Se você pretende cobrir áreas internas, o piso vinílico é uma boa opção. Caso esteja buscando um material que possua efeito tridimensional, o de cimento é a melhor escolha. Já se seu objetivo for economizar dinheiro, vale a pena considerar as tintas e texturas.
Existem diferentes tipos de revestimento que imitam pedras naturais e oferecem vantagens como menores custos e pesos, além de proporcionar maior facilidade de manutenção em relação ao uso de pedras de verdade. Algumas opções que podem ser usadas em espaços comerciais e residenciais são: cerâmica, porcelanato, cimento, piso vinílico e pintura com técnicas específicas.
O modelo ideal depende das necessidades do projeto — área interna ou externa e com mais ou menos isolamento térmico —, seu gosto pessoal e orçamento disponível. Por isso, é importante fazer uma análise cuidadosa antes da escolha.
Gostou de aprender mais sobre pisos que simulam pedras naturais? Confira nosso conteúdo sobre qual é o melhor piso para cozinha e se inspire na hora de construir ou reformar esse cômodo!