Você já ouviu falar sobre massa acrílica, mas ainda tem dúvidas sobre como ela funciona? Ela serve para preparar e corrigir imperfeições em superfícies variadas, como madeira, alvenaria e drywall.
No conteúdo de hoje, nós, da Lojas Quero-Quero, vamos explicar o que é essa massa usada para revestimentos e para que serve. Abordaremos também quais as diferenças entre ela e a massa corrida, quais são suas vantagens e te daremos o passo a passo para você aplicá-la corretamente. Se interessou? Então, continue a leitura!
O que é massa acrílica?
A massa acrílica é uma massa composta por resinas acrílicas e água que pode ser usada para formar a base de revestimentos em paredes, teto ou chão, tanto de áreas internas quanto de áreas externas. Ela tem boa resistência à umidade e um odor mais suave do que outros produtos que desempenham a mesma função por ser feita à base de água.
Para que serve a massa acrílica?
Esse produto serve para preparar e corrigir irregularidades de superfícies em que serão aplicados outros revestimentos, como tintas e texturas. Também é possível usar a massa acrílica para fazer alguns tipos de textura na parede, como a popularmente chamada de “bico de jaca”. Com ela, você pode elaborar detalhes na arquitetura dos projetos, como produzir sancas, ou dar melhor acabamento em juntas de placas de drywall.
Entenda as diferenças entre massa acrílica e massa corrida
Tanto a massa acrílica quanto a massa corrida podem ser usadas para a uniformização de paredes, tetos ou chãos, mas elas possuem composições e áreas de aplicação diferentes. A massa acrílica pode ser colocada em espaços internos e externos, sejam eles secos ou úmidos.
Já a massa corrida deve ser aplicada apenas em interiores que não sejam expostos à umidade. Além disso, a acrílica é feita à base de água, o que faz com que seu cheiro seja consideravelmente mais suave que o da massa corrida, evitando incômodos durante a aplicação do produto.
Como aplicar a massa acrílica corretamente?
Para realizar uma aplicação segura e com um bom acabamento, é necessário que você a faça de forma adequada. Então, comece verificando as orientações do fabricante sobre o uso e garanta que o local de trabalho com a massa esteja bem ventilado. Depois disso, é hora de aplicar o produto conforme o passo a passo a seguir:
1. Prepare a superfície para receber o produto
Após ter conferido as orientações no rótulo e garantido que o espaço esteja bem arejado, prepare a superfície em que você aplicará o produto. Para isso, analise áreas com presença de mofo, poros e outras imperfeições que deixem a parede ou teto com aspecto irregular.
Em seguida, use uma lixa com gramatura mais alta para remover sujeiras ou resíduos de tinta de pinturas anteriores. Assim, você garante maior adesão da massa acrílica à superfície e evita que ela se descole.
2. Aplique a massa acrílica usando uma desempenadeira
O próximo passo é aplicar a massa acrílica usando uma desempenadeira. Aqui, não é necessário fazer todas as aplicações na mesma direção, como no caso das tintas, o importante é tentar deixar a camada lisa.
Para facilitar o controle e a secagem, faça uma camada com espessura fina. Após aplicar a primeira demão, espere até que ela seque. Esse processo pode levar de 2 a 4 horas, dependendo da quantidade de massa usada e das condições climáticas do dia.
3. Lixe e aplique outra camada para deixar a superfície uniforme
Use uma lixa com gramatura menor, ou seja, mais grossa, para lixar as irregularidades que ficaram depois da aplicação da primeira camada de massa acrílica. Em seguida, limpe o pó da superfície, faça mais uma demão e aguarde a secagem para lixar e avaliar os resultados.
Se for necessário, aplique uma terceira camada de massa para corrigir todas as imperfeições e lixe novamente. Por fim, aplique as tintas, texturas ou outros revestimentos de sua preferência.
Quais são as vantagens de usar massa acrílica?
O uso da massa acrílica para colocar os revestimentos nos ambientes traz diversas vantagens em relação à aplicação de outros produtos, como a massa corrida. Confira algumas delas a seguir:
- Está pronta para uso, sem a necessidade de fazer misturas;
- Melhora a pigmentação das tintas, pois forma um fundo branco;
- Possui alta aderência em superfícies de diferentes materiais, como alvenaria e madeira;
- Conta com secagem rápida, permitindo o término do projeto em um tempo menor;
- Tem odor mais suave do que o da massa corrida e o da massa de modelagem à base de solvente;
- Proporciona mais facilidade de aplicação, já que mesmo pessoas sem experiência conseguem obter resultados satisfatórios;
- Pode ser usada em ambientes externos e locais úmidos devido à sua grande resistência à água.
A massa acrílica serve para cobrir imperfeições, melhorar a adesão de revestimentos e elaborar detalhes ou texturas em paredes, tetos e chãos. Ela tem um cheiro mais fraco porque é feita à base de água e pode ser usada em espaços expostos à umidade, diferentemente da massa corrida. Sua aplicação é feita com duas ou três demãos de forma facilitada, conseguindo ser realizada até mesmo por pessoas sem experiência com construções ou reformas.
E aí, você gostou de aprender mais sobre o funcionamento e as formas de uso da massa acrílica? Aproveite para conferir também o conteúdo que preparamos sobre tipos de pisos para você investir e encontre o modelo ideal para construir ou reformar sua casa!