9 ideias de textura para paredes internas e externas

6 minutos de leitura

Quer decorar suas paredes de uma forma diferente, mas tem dúvidas de como fazer isso? As texturas são ótimas opções de revestimento de parede para deixar os ambientes com uma aparência mais rústica ou moderna, de acordo com a decoração escolhida.

Quer conhecer alguns dos principais tipos de textura para parede e se inspirar na hora de fazer sua construção ou reforma? Continue lendo este conteúdo que nós, da Lojas Quero-Quero, preparamos para você!

1. Efeito riscado ou grafiato: fácil de fazer

O efeito riscado é uma ótima opção para quem quer uma decoração texturizada sem gastar muito. Ele é fácil de ser feito e pode ser aplicado em sua parede interna ou externa. Para fazer esse efeito, basta aplicar a tinta e passar uma escova ou vassoura em uma única direção, formando linhas, ou em duas direções, obtendo um aspecto quadriculado, antes que o pigmento seque.

2. Pedras naturais: opção resistente

As pedras naturais são um tipo popular de revestimento usado para revestir paredes externas de fachadas. Elas combinam bem tanto com decorações mais clássicas quanto com estilos mais atuais e possuem alta resistência e durabilidade. Ah, mesmo que o mais comum seja colocar essa textura na parte de fora, ela também pode ser incluída em cômodos internos, como salas, para compor uma decoração mais elaborada e com aspecto natural.

Parede branca com detalhes

3. Efeito de ranhura: para uma textura 3D

Se você busca uma textura tridimensional, então precisa considerar o efeito de ranhura. Para fazê-lo, é necessário aplicar uma camada de massa para textura ou massa corrida na parede. Em seguida, com o lado dentado de uma desempenadeira ou espátula de plástico, são feitas ranhuras que texturizam a massa.

É possível passar a desempenadeira horizontal ou verticalmente para formar linhas retas, fazer semicírculos para um efeito mais ondulado ou soltar a imaginação a fim de obter uma decoração única.

Mão passando desempenadeira em uma parede

4. Cimento queimado: ideal para decorações em estilo industrial

Essa textura para parede tem ganhado popularidade para uso em casas, já que é ótima para decorações modernas em estilo industrial. Por ser feita com cimento, ela geralmente possui um tom acinzentado, porém, é possível encontrá-la em outras cores, como rosa, azul e laranja.

5. Efeito chapiscado: opção barata e tradicional

O efeito chapiscado é feito a partir da aplicação de uma mistura de gesso ou argamassa na parede, de modo a criar uma superfície irregular que aparenta ter grânulos. Entre suas vantagens estão a alta durabilidade, resistência a riscos e facilidade de manutenção.

Esse tipo de textura também colabora para disfarçar imperfeições e irregularidades nas paredes e pode ser usado em diferentes espaços.

Parede chapiscada

6. Textura bico de jaca: ideal para uma aparência rústica

A textura do tipo bico de jaca recebe esse nome porque é formada por relevos em formatos de picos que se parecem com a casca dessa fruta. Para fazer esse efeito, é só preparar a massa para textura e usar um rolo de espuma ou pelo alto para aplicá-la sobre a parede.

Você pode colorir a massa antes de usá-la ou optar pela massa branca e pintá-la da cor que preferir quando estiver completamente seca.

7. Textura amadeirada: efeito natural

Quer uma textura que proporcione um efeito natural? Então, considere colocar a madeira em suas paredes. Ela é um revestimento que pode ser aplicado tanto em espaços externos quanto internos e colabora para dar um visual mais aconchegante e rústico para a superfície.

Você pode usar madeira natural ou optar por instalar pisos que imitam madeira, como porcelanatos e vinílicos, que possuem um custo mais baixo ou maior resistência à umidade e ao sol.

Parede branca com detalhes circulares

8. Efeito espatulado: ideal para paredes internas

O efeito espatulado costuma ser mais usado em espaços internos de quartos e salas. O primeiro passo para fazer o espatulado é aplicar massa sobre a parede usando uma desempenadeira ou rolo.

Em seguida, uma espátula é usada para criar padrões texturizados em diferentes direções, como vertical, horizontal e diagonal. Esses padrões podem ainda ser retos ou circulares, dependendo do efeito desejado.

9. Textura feita com esponja: faça você mesmo

Se quer uma textura diferente e que possa ser feita por pessoas sem experiência com pintura, o efeito esponjado é a opção ideal para você. Para fazê-lo, basta colocar uma ou várias tintas em um recipiente e aplicar na parede com uma esponja, fazendo movimentos de batidinhas.

Essa é uma boa forma de reformar ambientes, soltar a criatividade e economizar com a mão de obra. Lembre-se que quanto mais forte for o contato da esponja com a parede, mais tinta será colocada sobre ela e maior será a cobertura.

Qual é a melhor textura para parede irregular?

Se você tem uma parede irregular e quer usar um revestimento que ajude a disfarçar a falta de uniformidade, o grafiato, bico de jaca e o chapiscado são as opções mais indicadas para você. Isso se deve ao fato de que essas texturas apresentam irregularidades como características de suas aparências, colaborando para amenizar o aspecto daquelas já existentes na parede.

Existem diferentes tipos de texturas que podem ser usadas para revestir paredes internas ou externas e deixar as decorações ainda mais elaboradas. Algumas delas são: grafiato, pedras naturais, ranhura, cimento queimado, chapiscado, bico de jaca, madeira, espatulado e esponjado.

Parede branca com textura

Já escolheu a textura ideal para sua obra? Veja também nosso conteúdo sobre como calcular metro quadrado de pisos e porcelanatos para reformar seus espaços.

Avalie este post
Subscribe
Notify of
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários