Dentre as mais diversas formas de agregar beleza aos ambientes, a decoração se destaca por reunir elementos fundamentais para preencher e valorizar os espaços. Mas, no caso da decoração de paredes, nem tudo é sobre utilizar objetos decorativos — mesmo que eles sejam ótimos recursos no design de interiores.
E pensando justamente nisso, existem muitas outras formas de decorar paredes, como a pintura, o levantamento de paredes de tijolos de vidro ou elementos vazados e a instalação de revestimentos.
Quer saber mais sobre como deixar as paredes decoradas em sua casa? Então, continue acompanhando esse post da Lojas Quero-Quero e confira ideias práticas e criativas para decorar e aproveitar o espaço vertical de sua obra!
Ideias de parede decorada: 10 elementos decorativos para superfícies
Se você está construindo ou reformando um espaço, provavelmente já ficou animado com a ideia de estender a decoração do ambiente às paredes, não é mesmo? E, nisso, a Lojas Quero-Quero faz questão de te ajudar. A seguir, confira 10 ideias incríveis para decorar paredes com materiais clássicos na construção e design de interiores!
1. Cerâmicas para parede
Em ambientes úmidos como as cozinhas e banheiros, as cerâmicas de parede são um recurso utilizado não apenas para embelezar o ambiente, mas para manter a integridade das estruturas, garantindo que a umidade não as danifique. No caso de ambientes secos, como salas, quartos e até ambientes externos, as cerâmicas de parede cumprem, principalmente, um papel decorativo.
Geralmente, as peças cerâmicas são aplicadas em apenas uma parede, tanto para não poluir a decoração do ambiente quanto para criar pontos de destaque no local, trabalhando a profundidade, as texturas e, em resumo, a estética do local. O legal é que as cerâmicas são muito versáteis e permitem decorações de vários estilos, desde o rústico até o moderno.
2. Porcelanatos para parede
Assim como as cerâmicas, o porcelanato pode ser instalado nas paredes com o propósito de destacá-las. Em uma sala de TV, por exemplo, ele pode ser aplicado justamente na parede em que o aparelho é instalado, direcionando ainda mais a atenção para aquele local. Em salas de jantar, essa estratégia também pode ser usada para valorizar o espaço reservado para aparadores ou bancadas.
Apesar disso, a principal diferença entre o piso cerâmico e o porcelanato de parede está relacionada à composição do material, que tem um impacto significativo no acabamento, durabilidade, isolamento, absorção de umidade e limpeza. Na hora de escolher, opte pelo material que mais satisfaz suas necessidades e que oferece maior custo-benefício — sempre considerando suas preferências estéticas e orçamento.
3. Pastilhas e faixas decorativas
Independentemente do espaço de instalação, as pastilhas e faixas decorativas são materiais excelentes para valorizar paredes de forma criativa, segmentando as áreas e direcionando a atenção ao local. Um bom exemplo é a decoração de banheiros, na qual é comum recorrer às pastilhas de vidro ou cerâmica para dividir visualmente o espaço reservado às louças e o box.
Já as faixas decorativas não são tão restritas aos ambientes úmidos e são constantemente aplicadas em quartos, especialmente os quartos infantis. E a gente já antecipa: esse tipo de parede decorada fica muito lindo — dá até para encontrar opções temáticas, com ilustrações de ursinhos, cegonhas, nuvens e até de safari!
4. Tinta para parede
Essa é uma ótima opção para quem quer decorar a parede sem investir muito. Assim como na pintura de quadros e murais, a tinta clássica para pintura de paredes pode ser usada para deixar o ambiente mais dinâmico e criativo.
E a melhor parte é que esse tipo de decoração é bem livre: você pode escolher estilos e técnicas diferenciadas, trabalhar formas geométricas ou orgânicas, criar murais temáticos detalhados, pintar meia parede e até uma parede só. Tudo isso só com a tinta. Legal, né?
5. Tijolos de vidro
Os tijolos de vidro são materiais muito interessantes na hora de decorar paredes. Primeiro porque eles não são completamente translúcidos, então há uma certa distorção do que está além da parede — o que é ótimo para quem valoriza a privacidade.
Só que o que faz dos tijolos de vidro elementos queridinhos para a decoração de paredes é que, além de proporcionar um toque de sofisticação ao ambiente, eles permitem a entrada de luz de forma indireta e orgânica e podem ser aplicados tanto em paredes internas quanto externas.
6. Cobogós e elementos vazados
Aproveitando o gancho da iluminação indireta, os cobogós e os elementos vazados são ótimos recursos para trabalhar a entrada de luz nos ambientes e ainda garantir que a passagem de ar não seja bloqueada. Não é à toa que eles são frequentemente utilizados em paredes externas e fachadas de casas — e, se nesses ambientes os cobogós e elementos vazados já ficam bonitos, imagine só como eles ficam nos ambientes internos!
Pois é! Se tem algo que valoriza o espaço interno de forma sofisticada e inesperada, com certeza, são os cobogós e elementos vazados. O único “problema” é que existe tanta variedade de opções que, sim, vai ser difícil escolher.
7. Pedras naturais
Para quem curte materiais de decoração versáteis e orgânicos, as pedras naturais são a pedida perfeita, porque, ao mesmo tempo que elas combinam muito bem com uma estética mais rústica, elas também ficam lindas nas decorações modernas e clássicas.
Além disso, a versatilidade das pedras naturais vai tão longe que você pode usar praticamente em vários tipos de paredes, sejam fachadas, áreas de lazer, salas de estar, lareiras, nas paredes de banheiros e até no interior de prateleiras de gesso!
8. Papel de parede e adesivos
O papel de parede é a solução para quem quer decorar a parede com um material que oferece variedade, versatilidade, custo-benefício e, principalmente, sem precisar alterar a estrutura das paredes. A maior vantagem do papel de parede está em todas as opções que ele oferece. Com apenas um papel adesivo em mãos, é possível estampar sua parede como quiser e inclusive, simular a aparência de revestimentos naturais.
No mercado você encontra praticamente de tudo quando se trata de papel de parede: tem opções ilustradas, com elementos geométricos, formas orgânicas, madeiras, pedras, fotos, enfim, o que você quiser!
9. Pôsteres e quadros
Se você nasceu entre os anos 80 e 2000, é bem provável que já tenha sonhado em ter o quarto repleto de pôsteres e quadros, não é mesmo? Mas isso não precisa ser só um sonho. Você pode muito bem decorar a parede dos cômodos da sua casa com eles e ainda se divertir muito com o processo.
E apesar de existirem lojas que já vendem esses objetos prontos, você ainda pode criar versões personalizadas com a imagem desejada e que podem ser impressas em gráficas de forma rápida e prática. Depois, é só fixar na parede e sua decoração estará pronta!
10. Plantas suspensas
Decorar a casa com plantas alocadas no chão ou na superfície dos móveis já é um recurso que proporciona um ambiente confortável, agora imagine estender esse conforto até as paredes? É chique demais!
Essa técnica de decoração também oferece algumas possibilidades distintas: você pode tanto instalar suas plantas em prateleiras e estantes próximas à parede quanto suspendê-las com macramês ou conduzir os ramos pelo ambiente com o auxílio de ganchos fixados na parede!
Além desses elementos, como posso decorar paredes?
Como já é de se imaginar, as paredes são superfícies onde não falta espaço. Por isso, além das ideias que a Lojas Quero-Quero trouxe, existem diversas outras formas de decorar paredes, levando beleza para todos os cantos. Dentre elas, estão:
- Nichos: ideais para decorar e organizar o ambiente, os nichos podem ser fixados à parede para complementar a decoração e alocar objetos. Existem opções em diversos tamanhos e formatos, como quadrado, redondo, colmeia, vazado, entre outros;
- Espelhos: redondos, retangulares, ovais, orgânicos, 3D, com ou sem moldura, os espelhos são elementos que trazem um toque singular à decoração de paredes e, inclusive, deixam todo o ambiente mais espaçoso;
- Macramê: é um tipo de tecelagem que pode ser utilizado tanto como um objeto decorativo quanto para fornecer suporte a itens suspensos, como vasos de plantas;
- Prateleiras: são fixadas à parede e servem como suporte para diversos outros objetos, sejam plantas, livros, esculturas e até quadros;
- Luminárias: podem ser instaladas na superfície das paredes para proporcionar a iluminação indireta no ambiente. Nesse caso, é preferível optar por lâmpadas em tons quentes, que trazem maior aconchego aos ambientes;
- Fitas de LED: coladas na parede, elas dão um toque moderno e tecnológico aos ambientes, criando uma faixa de luz branca e intensa por toda a superfície.
Agora que você já sabe como decorar as paredes de sua casa, que tal dar uma atenção para o piso? Continue acompanhando o blog da Lojas Quero-Quero e aproveite para conferir nosso post exclusivo sobre os tipos de piso e como escolher um para sua obra!