As cozinhas são cômodos essenciais de uma casa, onde as refeições são preparadas e, muitas vezes, consumidas. Elas podem ter tamanhos variados, comportarem mais ou menos armários e balcões; então, é comum que surjam dúvidas sobre a organização dos móveis e eletrodomésticos nesse ambiente.
Pensando nisso, nós da Lojas Quero-Quero, preparamos este conteúdo especial com nove tipos de cozinha para você se inspirar e usar na sua decoração. São diferentes opções tanto para quem mora em casas grandes quanto para aqueles que vivem em apartamentos pequenos, além de uma explicação sobre como são ter uma cozinha moderna em seu lar. Confira!
9 ideias para montar uma cozinha para todos os tipos de espaço
Veja a seguir as nove formas de decorar cozinha que separamos para você se inspirar na hora de mobiliar esse cômodo tão importante, seja qual for o tamanho do seu espaço disponível:
1. Cozinha compacta e minimalista
Esse estilo de cozinha é ideal para apartamentos pequenos que possuem pouco espaço para a cozinha, já que busca o maior aproveitamento possível do ambiente. Utilize móveis menores e dobráveis, além de eletrodomésticos acoplados às paredes ou aos armários,como os fornos micro-ondas embutidos.
Por se tratar de um ambiente menor, a decoração minimalista e clean é ideal, pois permite uma melhor visualização do espaço e o fácil acesso a todos os utensílios.
2. Cozinha integrada à sala ou americana
A cozinha integrada, também chamada de americana, possui um conceito aberto já que é separada da sala apenas por um balcão, permitindo que quem está na cozinha consiga ver e conversar tranquilamente com aqueles que estiverem na sala. Esse formato é muito buscado por pessoas com filhos pequenos que precisam ser observados durante o preparo das refeições.
3. Cozinha na área externa ou gourmet
Esse tipo de cozinha é ideal para casas que têm um espaço externo nos fundos que pode ser usado para colocar uma churrasqueira e preparar refeições especiais que reúnam a família ou os amigos. Por ser uma cozinha extra e, consequentemente, um ambiente menos utilizado, não é necessário incluir todos os elementos de uma cozinha padrão, como armários para talheres, que podem ser guardados no interior da casa.
4. Cozinha com ilha no meio
Como o próprio nome já indica, essa cozinha tem uma ilha central, por isso, precisa de um espaço maior para poder ser usada. A ilha é basicamente uma bancada que serve para o preparo ou até o consumo de alimentos,pois permite que sejam colocadas banquetas em seu entorno.
5. Cozinha disposta em L
Nesse tipo de cozinha, os eletrodomésticos, móveis e bancadas ficam dispostos ao longo de duas paredes seguindo o formato de um L. A cozinha em L é indicada para pessoas que gostam de espaço e praticidade para preparar as refeições, mas não possuem um ambiente muito grande.
6. Cozinha com os móveis alinhados em paralelo
Na montagem desse tipo de cozinha, os móveis e eletrodomésticos são colocados na extensão de duas paredes, uma de frente para a outra. Esse modelo também é indicado para espaços pequenos, já que deixa um corredor para o cozinheiro se movimentar. É possível, ainda, colocar uma lavadora e secadora no final de uma das paredes, caso não haja um cômodo destinado à lavanderia.
7. Cozinha organizada em forma de U
A cozinha organizada em U é aquela na qual os eletrodomésticos, bancadas, pia, armários e paneleiros ficam dispostos ao longo de três paredes, deixando um espaço no meio que pode ser mantido totalmente livre ou abrigar uma ilha. Esse formato é mais indicado para ambientes médios e grandes, já que inclui a presença de muitos elementos.
8. Cozinha com península
Esse tipo de cozinha conta com uma bancada que se liga a uma parede ou outras bancadas, por exemplo, a da pia ou fogão. A península é ideal para locais grandes ou médios e traz algumas vantagens como: mais espaço para o preparo dos alimentos, substituição da mesa, realizar a separação entre a sala e a cozinha.
9. Cozinha em formato linear
Na cozinha em formato linear, a geladeira, o fogão, a pia e os armários são colocados lado a lado em uma mesma parede. Essa forma de distribuição é indicada para ambientes pequenos, como as cozinhas de apartamentos. Para aproveitar ainda mais o espaço, são geralmente colocados armários verticais que ocupam a parede do chão ao teto.
Como são as cozinhas modernas?
As cozinhas modernas costumam ser no estilo minimalista, com tons mais neutros como branco, preto e bege e poucos elementos, usando materiais como cerâmicas e pastilhas na decoração, além de móveis sóbrios com puxadores mais simples. Como muitos apartamentos atuais possuem espaços pequenos para a cozinha, é comum também que sejam usados armários mais estreitos e altos e eletrodomésticos embutidos nas paredes ou móveis.
Existem diferentes tipos de cozinha que podem ser definidos com base na organização dos eletrodomésticos e armários, como a compacta, americana, gourmet, com ilha no meio, disposta em L, com móveis em paralelo, organizada em U, com península e em formato linear. Na hora de decidir o modelo ideal é importante levar em conta o espaço disponível e as formas de uso que cada configuração permite.
Agora que você já conhece os tipos de cozinha, confira também o conteúdo que preparamos sobre qual é o melhor piso para cozinha e aprenda a montar o ambiente ideal para sua casa!