Tipos de flores: como escolher as ideais para cada ambiente

6 minutos de leitura

Você gosta de flores, mas tem dúvidas de qual escolher para colocar em seus espaços internos? Então, está no lugar certo. Nós da Lojas Quero-Quero preparamos uma lista com diferentes tipos de flores que se desenvolvem melhor dentro e fora de casa, para te ajudar a decidir qual incluir em sua decoração. Confira!

Tipos de flores para decoração de interiores

Você quer colocar flores para decoração de salas, cozinhas ou, até mesmo, quartos? Então, veja as opções que separamos para você de plantas que não necessitam da exposição direta e intensa aos raios solares:

1. Amarílis: flores tropicais fáceis de cuidar

Se você busca flores que sejam fáceis de cuidar, a amarílis é uma excelente opção. Ela precisa receber luz indireta com frequência e seus caules costumam chegar de 30 a 50 cm de altura.

Elas são plantadas através de bulbos que levam cerca de um mês para começar a florescer e precisam ser regadas cerca de três vezes na semana. Você pode encontrar essa variedade de plantas em tons de vermelho, branco e rosa, possuindo apenas uma cor ou mesclas em suas pétalas.

2. Lírios-da-paz para refrescar os ambientes

Os lírios-da-paz são ideais para quem procura flores que ajudem a refrescar a casa, pois conseguem filtrar gases poluentes, aumentando a qualidade e o frescor do ar. Eles costumam ser encontrados em cores, como branco, amarelo, rosa e roxo e precisam ser regados com uma frequência que pode chegar a quatro vezes por semana, dependendo da temperatura e umidade.

3. Orquídeas para trazer sofisticação aos espaços

As orquídeas também são boas flores para se ter em espaços fechados, pois elas precisam de exposição indireta à luz solar, podendo ser colocadas em salas, quartos e cozinhas. No entanto, essas flores requerem alguns cuidados, como ambiente com baixa umidade e com temperaturas que fiquem entre 10 e 25 °C. Você pode encontrar as orquídeas em cores diversas, por exemplo: roxo, rosa, branco, vermelho, azul, amarelo e preto (orquídea negra).

4. Jasmins: perfume relaxante para a casa

Se você está procurando flores que, além de fazer parte da decoração, também contribuam para perfumar os ambientes de sua casa, os jasmins são excelentes opções. Essa flor gosta de ambientes com exposição controlada ao sol e solo úmido, devendo ser regada, em média, a cada dois dias. Vale lembrar que existem jasmins em diferentes tons, como amarelo, vermelho, branco e rosa, de modo que fica mais fácil incluir a planta na decoração.

5. Begônias: flores e folhas coloridas

As begônias são outras flores famosas por sua facilidade de cuidado. Elas se destacam tanto pelas cores das flores — que podem ser vermelhas, rosas e amarelas — quanto pelas folhas — que podem ter bolinhas brancas, cores metálicas e mesclas de verde e roxo. Para cultivar essas flores, você deve oferecer iluminação suficiente, evitando deixá-las demais sob o sol. É importante ressaltar que existem alguns tipos diferentes de begônia, como Rex, Cerosa e Maculata, e cada um requer cuidados específicos.

Gosta de enfeitar os espaços internos de sua casa? Veja nosso conteúdo sobre como ter paredes decoradas!

Flores ideais para uso em jardins

Está procurando plantas para usar em seu jardim? Confira a lista que preparamos com os tipos de flores que se dão bem nesse espaço. Você pode colocá-las na frente de casa ou ao lado de paredes de cobogós para criar uma decoração diferenciada.

1. Gerânios: coloridos e fáceis de cuidar

Os gerânios são flores com cores vibrantes que se destacam no jardim. Seus cuidados envolvem a exposição indireta à luz solar e a manutenção de um solo úmido. Eles podem ser encontrados em tons de rosa, laranja, branco, vermelho, roxo e mesclas de cores, sendo fáceis de combinar com outras flores em seu jardim.

2. Hibiscos: florescem em locais com boa iluminação

Os hibiscos necessitam de grande quantidade de luz solar para florescer. Eles também precisam de água em abundância, especialmente no início de seu desenvolvimento. Se quiser incluir essa flor em seu quintal, você poderá escolher entre as seguintes cores: rosa, amarelo, branco, laranja e vermelho.

A closeup shot of a beautiful Hawaiian hibiscus in Tuscany And Elba in Italy

3. Margaridas: oferecem delicadeza e cor ao jardim

As margaridas são excelentes opções se você quer trazer delicadeza e cor ao seu jardim, além de atrair borboletas. Elas necessitam de luz solar e gostam de solos sem muita água, facilitando o cultivo para quem esquece de regar as plantas com frequência. Você pode encontrá-las em tons variados, como amarelo, branco e vermelho.

Como cuidar das flores para garantir sua durabilidade?

Como vimos, algumas plantas se dão bem com menos luz, outras precisam de maior exposição solar. Por isso, para cuidar das flores e garantir que elas durem muito, você deve fazer uma pesquisa sobre as necessidades das plantas que você quer cultivar.

Assim, você saberá a quantidade de luz, água, nutrientes e podas que cada flor precisa para crescer e se desenvolver. Além disso, a pesquisa permitirá que você veja a variedade de cores disponíveis e escolha a que mais combina com seu ambiente.

Existem diferentes tipos de flores que podem ser usadas para decorar espaços internos e externos, sendo que cada uma tem suas necessidades. Para ambientes internos, você deve optar por flores que precisem de menos luz solar, como a amarílis, o lírio-da-paz, a orquídea, o jasmim e a begônia. Já para os locais externos, é ideal escolher plantas que aguentem melhor o sol, como o gerânio, o hibisco e a margarida.

Gostou de aprender mais sobre os tipos de flores? Que tal usar esse conhecimento para conferir nossa seleção de plantas e sementes e escolher as ideais para sua casa?

3.7/5 - Total de Avaliações: 3

Deixe um comentário