Estilo industrial: o que é e como adotá-lo para decorar sua casa

5 minutos de leitura

Se você gosta de decoração de interiores, é provável que já tenha ouvido falar sobre o estilo industrial, correto? Mas você sabe como ele surgiu e quais são suas características principais? É sobre isso que vamos te falar hoje. Incluímos também algumas vantagens e dicas de como adotá-lo na decoração de sua casa. Confira!

O que é o estilo industrial e quais são suas características?

O estilo industrial é uma forma de construção e decoração de interiores que conta com poucas divisões internas, elementos decorativos e variedade de cores presentes no espaço.

Ele costuma ter canos aparentes, já que os revestimentos de paredes, muitas vezes, são inexistentes, de modo que os tijolos e o cimento que os une ficam expostos,fazendo parte da decoração. Outra possibilidade é a aplicação de cimento queimado para revestir as estruturas das paredes e do chão, mantendo o aspecto rústico.

Esse estilo surgiu a partir da Crise de 1929, que resultou no fechamento de fábricas que funcionavam em galpões e na dificuldade de pagamento de aluguéis cobrados por moradias tradicionais. Diante dessa situação, alguns moradores de Nova Iorque passaram a alugar os galpões abandonados para transformá-los em lar, resultando em lofts com arquitetura aberta e pouco ou nenhum uso de revestimentos e forros.

Por que escolher o estilo industrial para sua casa?

Além de trazer uma estética diferenciada para sua casa, o estilo industrial oferece diferentes benefícios para você. Um deles é a praticidade de poder morar no espaço sem a necessidade de pinturas e colocação de pisos, que levam mais tempo de obra e requerem mais decisões sobre cores e texturas.

Outra vantagem é uma consequência da que falamos primeiro: a economia de dinheiro com materiais para revestir paredes, forro para o teto, materiais para construir divisões internas, como tijolos, cimento e portas, e mão de obra. Essa redução de produtos colabora para uma decoração mais sustentável.

Além disso, é importante ressaltar que os tijolos e o cimento queimado, geralmente usados nas paredes e no piso, apresentam alta durabilidade e resistência ao desgaste natural e às quebras.

Como incorporar o estilo industrial em diferentes ambientes?

Gostou do estilo industrial e quer incorporá-lo em sua casa? Então, veja as dicas que separamos para você adotar essa forma de decoração em seus espaços:

  • Usar tapetes macios, móveis minimalistas e plantas para enfeitar a sala de estar;
  • Usar cabeceiras e luminárias feitas de metal em seu tom natural para decorar o quarto;
  • Optar por eletrodomésticos com acabamento em inox, armários de metal e prateleiras de madeira na cozinha.

Vale lembrar que esse estilo envolve ambientes abertos e integrados. Por isso, se for construir do zero, peça ao arquiteto para colocar poucas paredes internas no projeto. Caso esteja reformando, você poderá fazer adaptações ou derrubar algumas paredes, desde que tenha aprovação de um profissional competente.

Interior moderno com escada e prateleiras decorativas

Materiais e cores ideais para a decoração em estilo industrial

Alguns dos materiais mais usados para fazer decorações com estilo industrial são cimento queimado, para chão e paredes, tijolos, para paredes, e canos de metal, expostos na estrutura ou para elementos como pendentes, abajures e cabeceiras.

Já as cores presentes nesse estilo são mais neutras e sóbrias, como preto, branco, cinza e marrom, e metálicas, como prata e cobre. Para esse tipo de decoração, é ideal ainda usar móveis feitos em madeira e/ou metais.

Acessórios decorativos que fazem parte do estilo industrial

Para deixar o ambiente mais enfeitado sem perder o aspecto industrial, você pode usar relógios de parede em tamanho grande, com molduras metálicas, lâmpadas de filamento, plantas em vasos de cimento ou metal, fotografias em preto e branco e baús vintage.

Também é possível usar sofás com revestimento em couro natural ou sintético, mesas e balcões com tampos que tenham aspecto de madeira natural e nichos e prateleiras feitos de metal e madeira. É importante ressaltar que você pode, sim, adicionar elementos mais coloridos, como livros e algum pôster que deixarão o espaço mais com a sua cara,desde que sem exageros.

Dicas de iluminação para o estilo industrial

A iluminação desse estilo decorativo pode ser feita com o uso de pendentes, trilhos e abajures feitos em materiais metálicos. Você também pode usar lâmpadas que possuem filamentos aparentes para complementar seus enfeites. Vale lembrar ainda que o estilo industrial se utiliza da luz natural proveniente de janelas amplas.

Cuidados ao adotar o estilo industrial na decoração

Para adotar esse tipo de decoração em sua casa de forma harmônica e sem deixar os espaços visualmente poluídos, é importante que você tenha alguns cuidados. O primeiro deles é evitar exageros na quantidade de móveis, itens de decoração e uso de cores vibrantes.

Outro cuidado que você deve ter caso vá construir é deixar grande parte dos ambientes sem separações feitas por paredes e priorizar espaços que possam desempenhar mais de uma função. É possível derrubar paredes internas, porém apenas depois de uma avaliação cuidadosa feita por um profissional qualificado.

O estilo industrial é uma forma de construir e decorar espaços internos inspirada nos galpões de fábricas das décadas de 1920 e 1930. Ele usa paredes sem reboco, pisos de cimento queimado, elementos decorativos feitos em metal e madeira, com tons mais neutros e sóbrios, sempre evitando exageros.

Sala de estar com sofá rústico e plantas verdes

Gostou de aprender sobre esse tema? Aproveite para conferir também o conteúdo que preparamos sobre tipos de iluminação e veja quais escolher para cada parte de sua casa no estilo industrial!

Avalie este post

Deixe um comentário