Edícula: possibilidades de uso e ideias para construir a sua

6 minutos de leitura

A edícula vem ganhando destaque em projetos residenciais por unir funcionalidade e estilo. Antes vista apenas como um anexo nos fundos do terreno, hoje, ela pode ser uma solução inteligente para ampliar o uso da casa, seja para o lazer, o conforto, o trabalho ou o armazenamento de itens.

Homem assistindo vídeo no laptop no quintal.

No post de hoje, vamos te explicar o que é uma edícula e para que ela pode ser usada. Incluímos também dicas para a decoração das paredes e escolha de elementos internos. Acompanhe!

O que é uma edícula e por que ela voltou com tudo atualmente?

A edícula é uma construção anexa, geralmente localizada nos fundos do terreno, que pode ser independente ou integrada ao restante da casa e serve para diversas finalidades. Diferentemente dos chamados “puxadinhos improvisados”, a edícula tem um projeto arquitetônico previamente definido.

Historicamente, as edículas eram usadas como áreas de serviço ou espaço para os funcionários. Com o tempo, elas foram sendo adaptadas para atender às novas demandas familiares, como a necessidade de mais quartos ou área para churrasco.

Churrasqueira em um jardim iluminado à noite

Depois da valorização do home office, a edícula voltou a ganhar protagonismo, pois amplia o espaço da casa sem grandes reformas e cria ambientes mais reservados para o trabalho tradicional ou para o desenvolvimento de atividades que promovam uma renda extra para a família.

Quais são as principais funções de uma edícula moderna?

Uma das principais funções modernas da edícula é ser um espaço gourmet no qual é possível colocar elementos como churrasqueira, cooktop, geladeira/freezer extra e bancada para reuniões com amigos. Outra opção é usá-la como quarto de hóspedes ou uma suíte independente, sendo ideal para quem recebe visitas com frequência ou quer dar mais privacidade para um familiar.

Para quem trabalha em casa, a edícula também pode se transformar em um escritório, um ateliê ou uma cozinha mais profissional, já que um lugar reservado pode ajudar na produtividade, evitar que materiais de trabalho se misturem com os da casa e manter a privacidade enquanto recebe os clientes.

Também é possível usar a edícula como lavanderia ou depósito, para armazenar e organizar eletrodomésticos e outros itens que não cabem na parte de dentro da casa.

Como construir uma edícula funcional e que combine com sua casa?

Para construir uma edícula funcional, eficiente e que combine com sua casa, é importante que você se atente a alguns pontos, como:

1. Avalie o espaço disponível no terreno

Antes de tudo, meça a área que será usada para a construção da sua edícula. Assim, será possível elaborar projetos eficientes e viáveis, já que, por exemplo, terrenos pequenos exigem projetos mais compactos, enquanto os médios permitem layouts versáteis e com mais divisões.

2. Escolha um layout versátil para o futuro

Um layout versátil permite que você faça alterações de forma mais fácil no futuro, caso precise transformar a edícula de uma lavanderia ou depósito em uma sala ou um quarto de hóspedes. Para isso, opte por plantas abertas, que podem ser adaptadas com o tempo e espaços integrados, já para a decoração, inclua elementos que possam servir para diferentes tipos de cômodos, como prateleiras resistentes.

3. Obtenha o alvará da prefeitura

Outro ponto importante antes de construir uma edícula é obter o alvará da prefeitura, que garante que o projeto esteja de acordo com as normas municipais, como recuos obrigatórios, área máxima permitida e altura da construção, evitando, assim, multas e outras complicações legais.

4. Invista em materiais duráveis e adequados ao clima

Também é importante que, durante a construção da edícula, você invista em materiais de qualidade para garantir que sua edícula se manterá útil e funcional por muito tempo. Por isso, escolha pisos, revestimentos, móveis e eletrodomésticos, caso necessário, que sejam duráveis e contribuam para a decoração do ambiente.

Considere ainda o clima da região em que você vai construir sua edícula e opte por materiais mais frescos para climas quentes ou mais isolantes para climas frios.

Ideias de decoração para edícula para você se inspirar

Agora que você já sabe como fazer uma edícula, confira algumas ideias de decoração que separamos para você se inspirar e escolher a que mais combina com o estilo de sua casa:

1. Estilo rústico com toque contemporâneo

Esse estilo combina elementos naturais com detalhes modernos, sendo ideal para quem busca um ambiente aconchegante. Para adotar o estilo rústico com elementos contemporâneos, você pode usar madeira, tijolinho à vista e cimento queimado. Invista também em uma iluminação amarelada, decorações artesanais e móveis com texturas.

2. Estilo moderno e minimalista

Se você gosta de ambientes limpos e organizados, o minimalismo é uma excelente opção. Aqui, a dica é usar cores neutras, linhas retas e poucos objetos decorativos. Além disso, aproveite ao máximo a luz natural e, se possível, conecte a edícula ao jardim, para criar a sensação de amplitude.

3. Estilo industrial urbano

Outro estilo de decoração que pode ser usado em edículas é o industrial urbano. Ele usa estruturas aparentes, metais e concreto como base, além de luminárias modernas e bancadas de aço ou madeira bruta, sendo perfeito para estúdios e ateliês, embora também possa ser adotado para quartos e escritórios.

Confira também nosso conteúdo sobre os tipos de iluminação para usar em sua casa!

Dicas para aproveitar ao máximo sua edícula

Quer ter uma edícula mais funcional e aproveitar ao máximo o espaço extra em sua casa? Então, confira as dicas que preparamos:

  • Conecte a edícula com a área externa para ampliar a sensação de espaço;
  • Use móveis planejados para facilitar a organização e possibilitar adaptações;
  • Invista em paisagismo ao redor da edícula para deixar o ambiente mais fresco e relaxante.

Uma edícula é uma construção planejada e permite o acréscimo de espaços cobertos para a casa que podem ser usados para diversos fins, como lazer, moradia e armazenamento. Gostou de aprender mais sobre esse tema? Aproveite para conferir também o conteúdo que preparamos sobre como pintar paredes e já se prepare para fazer o acabamento de sua edícula!

Avalie este post
Compartilhe esse post:

Deixe um comentário